segunda-feira, 23 de junho de 2014

Destroços que podem ser de caravela de Colombo

Unesco vai examinar destroços que podem ser de caravela de Colombo

Organização enviará missão de especialistas ao Haiti.
Destroços que podem ser da 'Santa María' estão submersos


Pintura de Michael Zeno Diemer ilustra a caravela Santa Maria (Foto: Michael Zeno Diemer/Wikimedia Commons)




A pedido do governo haitiano, a Unesco enviará ao Haiti uma missão de especialistas para examinar "destroços que podem ser da caravela Santa María de Cristóvão Colombo", anunciou nesta segunda-feira (23) a Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Em uma carta datada de 12 de junho, a ministra da Cultura do Haiti, Monique Rocourt, pediu ajuda ao Conselho Científico da Convenção da Unesco para a proteção do patrimônio cultural subaquático de 2001 e solicitou o envio de uma missão de especialistas ao local da descoberta.
"Nos próximos meses a Unesco enviará uma missão para avaliar o estado deste patrimônio submerso em frente à costa da cidade de Cabo Haitiano, ao norte do país", declarou um comunicado da organização com sede em Paris.
No dia 14 de maio, o explorador submarino americano Bill Clifford afirmou ter identificado os destroços do "Santa María", uma das três caravelas da primeira viagem de Cristóvão Colombo ao Novo Mundo.
O Santa María encalhou em um arrecife ao norte da costa haitiana e afundou no dia 25 de dezembro de 1492, lembrou a Unesco.
Várias equipes de exploradores visitaram estes destroços em 2003, entre elas a de Bill Clifford. No mesmo ano foi recuperado neste local um canhão do século XI, hoje desaparecido.
Adotada em 2001, a Convenção da Unesco sobre o patrimônio cultural subaquático tem como o objetivo a proteção e a preservação do patrimônio submerso. Os Estados que a ratificaram, 48 até agora, entre eles Haiti, se comprometem a preservar este patrimônio, a impedir a exploração comercial dos sítios submersos e a lutar contra o tráfico ilícito dos bens alvos de pilhagem submarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário