Após 10 anos de trabalho duro e uma noite estressante, a missão Rosetta fez história ao aterrar na superfície de um cometa.
O lander Philae foi confirmado para tocar baixo na superfície do cometa mais de 300 milhões de quilômetros de distância em 11:05 Oriental. Agora, os cientistas esperam que enviar uma imagem panorâmica em casa e começar a analisar o cometa para os cientistas na Terra.
Philae já está transmitindo dados científicos de volta para casa, mas ainda estamos esperando para ver se a sonda está em uma posição estável. Até sabemos que está ancorado firmemente, poderia rolar sua volta e nunca mais voltar para cima.
A tensão era elevada no centro de controle da missão alemã da Agência Espacial Europeia, especialmente porque a janela de aterrissagem se aproximou. Porque o cometa que Philae pousou em é tão longe da Terra, há um atraso de comunicações de 28 minutos. Assim como os minutos passavam, a equipe Rosetta sabia que já tinha Philae ou desembarcadas ou não - e não havia nada que eles pudessem fazer além de esperar os dados para alcançá-los. Aqueles que seguem o vídeo on-line eram quase tão desesperada por notícias e Twitter tornou-se uma câmara de som de antecipação e entusiasmo.
Mas poucos minutos depois das 11 horas, a popa, expressões cautelosas da equipe de controle da missão derreteu em sorrisos. E assim, o mundo virou de ansiedade a euforia: Philae estava na superfície do cometa e pronto para fazer alguma ciência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário